A Importância do estudo da Dermatologia Veterinária

Na rotina das clínicas veterinárias as doenças de pele estão entre as principais queixas dos donos de cães e gatos. Por estarem, muitas vezes , relacionadas a diversos fatores causadores o veterinário necessita realizar uma avaliação criteriosa do paciente, além de um bom diálogo o dono do animal durante a consulta a fim de estabelecer um diagnóstico preciso.

Por serem os problemas de pele bastante complexos e multifatoriais, buscamos aprimorar nossos conhecimentos na área de Dermatologia Veterinária para atender da melhor maneira possível os nossos clientes e principalmente promover a sáude dermatológica dos nossos pacientes.

Paula Becker *

Médica Veterinária CRMV-RS 9909

*Aluna do Curso de Especialização em Dermatologia Veterinária


Visite também:

http://www.petdaplinio.blogspot.com/









domingo, 7 de outubro de 2012

Consulta Veterinária Dermatológica

A consulta veterinária dermatológica é uma consulta onde o foco principal de investigação é a pele dos animais, porém a anamnese é bastante completa. O veterinário procura saber junto ao proprietário dos hábitos, alimentação, higienização, ambiente onde vive o paciente, entre outros. Além das perguntas e esclarecimentos com o dono do paciente, o exame clínico inclui a avaliação detalhada de pele, pelos, ouvidos, unhas, alem dos aspectos comuns de uma consulta geral.

Alguns exames como raspado de pele, tricograma e citologia de secreções podem ser realizadas como parte da consulta para que se avalie a possibilidade de causas parasitarias ou infecciosas. Por se tratar de uma área complexa onde os sinais de doenças são muito similares apesar de terem origens diferentes, os exames complementares são indispensáveis.

Ao levar seu animal a uma consulta por problemas de pele os proprietários devem ter a consciência de que em alguns casos a resposta sobre os fatores envolvidos na alteração cutânea pode precisar de algum tempo de acompanhamento veterinário para que se perceba melhora ou cura.

Alguns quadros clínicos podem tornar necessários avaliações laboratoriais de sangue e também exames de diagnóstico por imagem, para que se verifique a saúde geral dos pacientes.

Mediante qualquer alteração na pele do seu animal procure sempre um médico veterinário.

Tratamento das Otites Crônicas em Cães


É muito frequente a vinda de animais para consulta veterinária apresentando otites. Em alguns casos as otites tem curso crônico. Ou seja, o animal já apresentou diversos quadros e recidivas, apesar do tratamento com medicamentos.

Como se sabe que a otite pode ter diversas origens ( infecciosa, parasitária, alérgica, ou animais portadores de seborréia) é fundamental se investigar quais fatores estão envolvidos na doença. Muitas vezes se tratam as doenças de base e o paciente não apresenta mais alterações. Porém quando o animal passou por otites bastante graves, os traumas provocados pelas infecções e pelo ato de coçar podem ter levado a lesões do conduto auditivo externo ( canal que comunica a orelha externa a orelha média). As vezes ocorre crescimento excessivo da pele e formação de pólipos no interior da orelha, que pode levar a obstrução do canal.

Quando o ouvido fica total ou parcialmente obstruído os tratamentos e limpeza das orelhas fica prejudicado. Além disso a secreção ceruminosa passa a ficar retida e nela passam a crescer bactérias e fungos, piorando a situação.

Casos nesta situação de obstrução podem precisar de tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste em se "abrir" novamente o conduto auditivo, o que facilita a saída do conteúdo acumulado e o tratamento medicamentoso adequado. Este procedimento oferece uma chance de cura  aos pacientes portadores de otite crônica.

Se o seu animal tem problemas de otite evite tratá-lo por conta própria,  pois a escolha inadequada de um tratamento pode levar a quadros crônicos da doença. Consulte um médico veterinário.