Essa é uma pergunta muito frequente em consultas de pacientes com problemas de pele. A idéia de doenças serem causadas por fungos, ou não, é uma das dúvidas mais comuns dos proprietários.
Como em toda doença de pele, esta dúvida só pode ser esclarecida após a avaliação clínica minusciosa de todo corpo do animal e também a realização de exames como a visualização da pelagem sob luz especial (lâmpada que permite identificar alguns tipos de fungo nos pelos) e a realização de exames complementares laboratoriais de microscopia e cultura fúngica.
Apenas a visualização de lesões de pele não permite ao veterinário um diagnóstico definitivo, pois os sinais do paciente como perda de pelos e coceiras, por exemplo, podem estar relacionados a diversas enfermidades dermatológicas como: seborréias, alergias, infecções bacterianas, entre outras.
O uso de medicamentos antifúngicos deve ser realizado apenas sob indicação e prescrição do médico veterinário. Alguns medicamentos podem ser prejudiciais quando usados de forma inadequada. Portanto procure um veterinário para não colocar em risco saúde do seu bicho.
Atualmente foi desenvolvida uma vacina para auxiliar na melhora da imunidade frente aos fungos dermatófitos.
Vale lembrar que as micoses de pele, chamadas de dermatofitoses, podem ser transmitidas as pessoas através do contato com animais infectados, e nunca é exagero procurar um veterinário no caso do seu cão ou gato apresentar alguma alteração de pele.
Paula Becker
Médica Veterinária
Pet da Plínio - Clínica Veterinária
Cultivo fúngico em meio específico para fungos dermatófitos onde houve crescimento de colônias da espécie Microsporum canis. |
Lesão causada pelo fungo Microsporum Canis em região cranial de paciente canino Yorkshire |